A ideia de moedas digitais privadas remont
a a pelo menos 1994, quando o Edward de Bono escreveu o “dólar da IBM”. Na visão de de Bono, “grandes indústrias” deveriam criar suas próprias moedas, que poderiam ser usadas para comprar seus produtos. Ele via nesse esquema uma forma das empresas suavizarem a volatilidade das vendas e tornarem seu business mais previsível.
A proposta do Libra do Facebook não funcionou.
Mas a Amazon é diferente! Com mais de 200 milhões de visitantes únicos (MAU), eles têm receita de 500 bilhões de dólares/ano., além de uma massa impressionante de 167 milhões de americanos com uma assinatura do Prime - com frete gratuito por 139 dólares, o que traz um diferencial quase imbatível para a companhia.
Essa base de clientes habilita a Amazon a ser emissora de moeda digital.
A Amazon deve modificar o checkout para aceitar os amazons.
Os clientes poderiam converter USD em amazons - e, pelo menos por enquanto, eles poderiam convertê-los de volta, sob demanda, numa taxa de 1:1, com algum fee por transação.
Usar amazons para compras daria aos usuários um desconto, talvez 2%. Na verdade, a Amazon já oferece uma moeda virtual chamada Amazon coins, que pode ser usada na Appstore pra comprar certos aplicativos e jogos e fazer compras dentro dos aplicativos.
A moeda tem outros fundamentos, mas não cabem aqui.
Fato é … quando dizíamos que 2024 tinha sido o ano em que tudo mudou em financial services, ainda havia quem achasse que era alarme falso… a ver.
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